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Acesso às aulas

Recomenda-se que o aluno assista as aulas de forma síncrona (no horário da aula), porém as aulas ficam disponíveis para os alunos que tiverem algum problema de equipamento ou Internet no horário das aulas, propiciando a oportunidade ao aluno de realizar as atividades em outro momento. Quanto a frequência ela será computada pelas atividades entregues, assim como sua Menção, é importante conversar com o Coordenador de Curso para explicar suas dificuldades e no período que você tem disponibilidade, acessar a Plataforma Teams e realizar as atividades, entregando nos prazos estipulados pelo professor. Contudo, é importante ressaltar que no momento do retorno às aulas presenciais estas ocorrerão em seu horário normal, de acordo com sua opção no vestibulinho.

O docente deverá clicar no "botão ativar" que estará disponível na equipe em questão. Importante: Após a ativiação da turma, o botão não aparecerá novamente, ou seja, ele será suprimido.
Analisar a lista de chamada corrente com a lista de alunos no Microsoft Teams, se encontrem divergências (alunos a mais ou a menos). Os alunos que se encontram no Microsoft Teams nesse momento refletem duas situações: A-alunos que estavam matriculados no momento da coleta de dados pelo NSA/SIGA. B-alunos que possuíam e-mails institucionais válidos na data da coleta de dados pelo NSA/SIGA.

>>Primeiro, verifique se o formulário está com a opção de envio de resultados automática ativada, para isto,  clique no botão "Reticências" (...), em seguida no menu "Configurações", após na opção "Mostrar o resultado automaticamente".





Caso esteja ativada, o aluno já poderá ver o resultado com as respostas assim que ele finalizar o questionário ou clicar no link de acesso novamente.



 Se a opção "Mostrar resultados automaticamente", estiver desativada, você deverá realizar uma validação dos resultados antes da disponibilização das respostas para os alunos. Para isto,  clique em "Respostas" e depois em "Lançar pontuação" .





 



Selecione os alunos nos quais deseja disponibilizar os resultados e desempenho no questionário e clique novamente em "Lançar pontuação" (desta vez, o botão estará no canto superior direto da página).

Arquive uma equipe quando ela não estiver mais ativa, mas você quiser mantê-la para referência ou reativar no futuro. As conversas e os arquivos de uma equipe tornam-se somente leitura depois de arquivados. Você ainda poderá pesquisar os itens de que precisa nela. É possível até mesmo mantê-la como um favorito. Somente proprietários de equipe podem arquivar e restaurar equipes.



Arquivar uma equipe





  1. Selecione teams Botão do Teams à esquerda para ver a lista de suas equipes.




  2. Na parte inferior da lista, selecione gerenciar Botão Configurações .




  3. Na lista ativa , localize o nome da equipe que você deseja arquivar e, em seguida, selecione mais opções Botão Mais opções > equipe de arquivamento.





Para mais detalhes, acesso o link da Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/office/arquivar-ou-restaurar-uma-equipe-dc161cfd-b328-440f-974b-5da5bd98b5a7

Para restaurar uma equipe arquivada:





  1. Selecione teams Botão do Teams à esquerda para ver a lista de suas equipes.




  2. Na parte inferior da lista, selecione gerenciar Botão Configurações .




  3. Em seguida, na lista arquivado , localize o nome da equipe que você deseja arquivar e selecione mais opções Botão Mais opções > equipe de restauração.





Para saber mais, acesse o link: https://support.microsoft.com/pt-br/office/arquivar-ou-restaurar-uma-equipe-dc161cfd-b328-440f-974b-5da5bd98b5a7

A conferência dos componentes pela Unidade, devem ser resolvidos pela própria Unidade como, por exemplo, a inserção de alunos, coordenadores e docentes, se necessário.
Para remover membros de uma equipe é necessário clicar em Gerenciar equipe em seguida expandir a guia proprietários (1) se for o caso. Localizar o proprietário que será excluído (2). Na sequência é necessário clicar em proprietário do usuário a ser excluído (3) e torná-lo membro (4).
Caso a unidade perceba que um Coordenador/Docente/Discente foi inserido por engano no componente curricular, é necessário fazer a exclusão.Para mais detalhes consulte o item do Guia de Gestão Acadêmica.

Ao término da reunião, clique em pessoas na barra de controle, na lista de participantes, à direita você verá um ícone de download (seta para baixo). Clicando nele, você fará o download da lista de presença da reunião.

Recomenda-se que o aluno assista as aulas de forma síncrona (no horário da aula), porém as aulas ficam disponíveis para os alunos que tiverem algum problema de equipamento ou Internet no horário das aulas, propiciando a oportunidade ao aluno de realizar as atividades em outro momento. Quanto a frequência ela será computada pelas atividades entregues, assim como sua Menção, é importante conversar com o Coordenador de Curso para explicar suas dificuldades e no período que você tem disponibilidade, acessar a Plataforma Teams e realizar as atividades, entregando nos prazos estipulados pelo professor. Contudo, é importante ressaltar que no momento do retorno às aulas presenciais estas ocorrerão em seu horário normal, de acordo com sua opção no vestibulinho.

Devido a implantação da Nova Política do Teams pela equipe de Tecnologia e Infomação do Centro Paula Souza as contas destinadas aos alunos deixaram de ter acesso a alguns recursos no aplicativo e por isso, possivelmente, a sua conta de e-mail foi identificada como conta-aluno. Para voltar a ter acesso aos recursos, entre em contato com a Unidade Escolar, pois a equipe de gestão foi orientada como proceder nestes casos, ou seja, efetuar o preenchimento do formulário "Registro de Docente com perda de recursos no Teams".



Políticas aplicadas para os alunos no Teams:



Devido a implantação da Nova Política do Teams pela equipe de Tecnologia e Infomação do Centro Paula Souza as contas destinadas aos alunos deixaram de ter acesso a alguns recursos no aplicativo e por isso, possivelmente, a sua conta de e-mail institucional foi identificada como conta-aluno. Para voltar a ter acesso aos recursos, entre em contato com a Unidade Escolar, pois a equipe de gestão foi orientada como proceder nestes casos, ou seja, efetuar o preenchimento do formulário "Registro de Docente com perda de recursos no Teams".



Políticas aplicadas para os alunos no Teams:









































































































TIPO DESCRIÇÃO ALUNOS
MENSAGENS Excluir mensagens enviadas Desativado
Editar mensagens enviadas Desativado
Mensagens em Chats Ativado
Usar Giphys em conversas Desativado
Classificação de conteúdo de Giphy Desativado
Usar Memes em conversas Desativado
Usar Figurinhas em conversas Desativado
Permitir visualizações de URL Ativado
Traduzir mensagens Desativado
Criar mensagens de voz Somente em chats
Em dispositivos móveis, exibir canais favoritos acima de chats recentes Ativado
Remover usuários de chats em grupo Desativado
REUNIÕES Permitir Reunir agora em canais Desativado
Permitir agendamento de reunião de canal Desativado
Permitir agendamento de reuniões privadas Desativado
Permitir gravação na nuvem (aluno não pode gravar a reunião) Desativado
Permitir uso da câmera Ativado
Permitir que um participante conceda ou solicite o controle do Dispositivo Desativado
Permitir que um participante externo conceda ou solicite o controle Desativado
Permitir compartilhamento do PowerPoint Ativado
Permitir quadro de comunicações (OneNote) Ativado
Permitir notas compartilhadas Ativado
Permitir chat em reuniões Permitir

As escolas foram orientadas a arquivar as turmas modulares do 1º semestre de 2020 e sugerida a alteração do status do Docente de "Proprietário" para "Membro". Desta forma, caso deseje localizar a classe, deve digitar parte do nome da turma no campo Pesquisar localizado no topo do Teams.

É o acesso que permite incluir conteúdo e novos membros ou proprietário na equipe. Alunos não podem ser definidos como proprietários. Os proprietários também podem excluir membros e converter outros proprietários em membros ou depois de converter um proprietário para membro proceder para a exclusão.
Na criação das equipes (componentes curriculares), os alunos já foram alocados em cada componente curricular. Cabe salientar que, por este método, os proprietários já possuem acesso à equipe, mas os alunos ainda precisam ser ativados na referida equipe (componente curricular) pelo coordenador pedagógico, coordenador de curso ou pelo Professor do componente curricular. Isso é feito por um proprietário da equipe, ao pressionar o botão ATIVAR que aparece na interface.
Sim, os docentes já possuem acesso às equipes (componentes). No entanto, a Unidade de Ensino deverá revisar se os componentes curriculares estão com os docentes inseridos corretamente seguindo a atribuição de aulas.
Na forma da lei no. 9610/1998 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm), que dispõe sobre direitos autorais, é vedada a captação de imagem e som, e a sua reprodução, sem o consentimento do autor (no caso o professor). Nesse contexto, qualquer gravação desautorizada pelo professor é proibida pelo ordenamento jurídico e sujeita o infrator (membros ou proprietários) à sanções civis, administrativas e potencialmente até criminais. Cumpre aos docentes, quando estiverem ministrando as suas aulas, consignarem expressamente esse disclaimer, qual seja, de que é vedada a gravação e reprodução das aulas ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, através da plataforma Teams ou por outros meios, para qualquer finalidade, sob pena de responsabilidade.
A equipe gestora da Etec será responsável pelo cadastramento, como proprietário, de professores/coordenadores que por algum motivo não foram cadastrados no momento da criação das equipes.

Recomenda-se que o aluno assista as aulas de forma síncrona (no horário da aula), porém as aulas ficam disponíveis para os alunos que tiverem algum problema de equipamento ou Internet no horário das aulas, propiciando a oportunidade ao aluno de realizar as atividades em outro momento. Quanto a frequência ela será computada pelas atividades entregues, assim como sua Menção, é importante conversar com o Coordenador de Curso para explicar suas dificuldades e no período que você tem disponibilidade, acessar a Plataforma Teams e realizar as atividades, entregando nos prazos estipulados pelo professor. Contudo, é importante ressaltar que no momento do retorno às aulas presenciais estas ocorrerão em seu horário normal, de acordo com sua opção no vestibulinho.